Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Solstícios e Equinócios

Read this post in English

Aulinha de Astronomia
A Terra faz um movimento de translação ao redor do Sol numa órbita plana, quase circular, com período definindo de um ano. Enquanto isso ela vai girando em torno de si mesma, originando os dias. Do lado do hemisfério norte o eixo de rotação da Terra "aponta" para a Estrela Polar; do outro lado, no hemisfério sul, ele aponta para uma estrela que a gente praticamente não consegue ver sem a ajuda de um telescópio, a Sigma da constelação do Octante. Durante a sua volta anual em torno do Sol o eixo de rotação da Terra está sempre apontando para essas estrelas. Veja a imagem pra entender melhor:

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Quando, no mês de julho, atinge o deslocamento máximo ao norte, o Sol "pára" e começa a retornar em direção ao sul. Esse instante é chamado de solstício de inverno para o hemisfério Sul e de solstício de verão para o hemisfério Norte. Nessa data, ocorre a noite mais longa do ano no hemisfério Sul, ao mesmo tempo que o dia mais longo no norte. Então, para quem é do hemisfério sul, como eu, hoje será o dia mais curto do ano, e a noite mais longa do ano (estamos falando aqui de períodos claros e escuros, ok?).
A palavra tem origem latina (solstitiu = Sol parado), referindo-se aos pontos extremos máximos do deslocamento do Sol para o norte e para o sul.
Só mais uma coisinha: em Julho e Dezembro acontece o solstício, de Inverno ou de Verão, certo? Pois bem, em Março e Setembro, acontece o Equinócio, de Primavera para o hemisfério que está indo do Inverno para o Verão e de Outono para o hemisfério que está indo do Verão para o Inverno. Hoje, por exemplo, mais de 24 mil pessoas se reuniram hoje no conjunto megalítico de Stonehenge, no sudoeste da Inglaterra, para presenciar o solstício de verão. O sol despontou às 3h58 da madrugada. Legal, né?
Assim, para não tornar o assunto chato e enfadonho, é isso. Tenham um bom Solstício de Inverno hoje! :D

Quer saber mais? Siga as estrelas:

Nenhum comentário: