Páginas

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Rss

Read this post in English
Read this post in English

O que é isso?

Aquele botãozinho (normalmente laranja - o meu é personalizado, claro!) que muitos sites tem em algum lugar da página, é uma ferramenta muito importante na busca pelo conteúdo que lhe interessa.
Clicando nele você tem acesso a um sistema que envia alertas para o seu computador sobre as últimas novidades publicadas na - mas só aquelas novidades que você quer saber.

O sistema é conhecido como RSS. Ele permite acompanhar ao mesmo tempo as novidades de um grande número de sites sem precisar visitá-los um a um. Fica tudo reunido num só lugar.

Como funciona exatamente?

Para receber os alertas sobre o que você escolhe, é necessário um leitor de RSS. Gratuito, ele recebe avisos e arquivos de texto, imagem, áudio, vídeo e em HTML. É bastante simples.
Cada vez que algo novo, do seu interesse, é publicado, esses arquivos são enviados para o "leitor". Os sites que fornecem páginas com esse serviço são os alimentadores de RSS (ou feed, em inglês). Você escolhe de quais sites - ou apenas os canais ou seções de um site - você deseja receber alertas.

Então, se você se interessa por música e cultura, é só selecionar os feeds dos sites que publicam suas notícias preferidas de música e cultura (não precisa ser do site todo).

Qual é a vantagem?

Em vez de você ir atrás das notícias, elas é que vão atrás de você. Assim, basta você visitar seu "leitor" que poderá ler tudo que se relaciona com o que você gosta.

Leitores de Rss

Para inscrever-se a um Feed, basta clicar no "Inscreva-se" e, chegando lá, escolher com qual leitor você lerá seu conteúdo preferido. Aqui tem uma lista muitos leitores.

Quer saber mais ainda?

Nenhum comentário: