Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Os perigos da Net

Read this post in English

Os Perigos das Informações que a Net Oferece
Dá pra confiar em tudo que se lê por aí?

É incrível como as coisas são efêmeras na internet. Quando eu conheci a Wikipédia, me lembro de ter lido um artigo ressaltando a qualidade das informações da enciclopédia. Mês, passado, uma reportagem na Folha de São Paulo alertava sobre os altos e baixos da Wikipedia, em relação às informações equivocadas ou até "inventadas" por engraçadinhos de plantão.
É claro que é sabido há muito tempo que as informações colhidas na net não são confiáveis, com raríssimas excessões. O que mais me admira são os professores que orientam os alunos a fazer os trabalhos escolares com o auxílio desse mesmo veículo. E aí, há duas opções: ou o professor lê o trabalho, corrige e dá uma nota baixa ao aluno que colheu informações erradas; ou o professor nem lê (ou pior, lê e não percebe os erros) e o aluno perde a chance de aprender corretamente.

Eu tenho vários links apontando para a Wiki e, depois desse artigo, passei a ler atentamente a informação antes de apresentar aqui como uma fonte de referência; se eu achar a mesma informação em outros sites, uso o que estiver melhor. Mas, se o Google (outro perigo em termos de informação - deste, falamos outro dia) me diz que a informação de lá não bate com a de cá, continuo a pesquisa até encontrar a informação mais correta possível. É chato, dá mais trabalho mas é o preço que pagamos por não querer "pisar na bola" com os leitores.

Então, que fique aqui o alerta: quem confia demais nas informações da Enciclopédia Livre, tome um pouco mais de tempo a pesquise melhor antes de passar a informação pra frente, afinal, a gente não pode ficar reclamando sem fazer a nossa parte. Se queremos uma internet mais verdadeira, com informações confiáveis, por que não gastar um pouquinho mais de tempo pelas pessoas que também perdem seu tempo lendo suas considerações.

Você, que passa por aqui, seja por curiosidade, seja porque gosta mesmo do que lê, sempre vai encontrar informações além das minhas opiniões. Não serão apenas as minhas impressões sobre isto ou aquilo. Lerá também sobre história, ciências, português, atualidades, etc. Cabe a mim, acredito eu, estar sempre atenta ao conteúdo que estou disponibilizando aos meus leitores que, afinal, são os que fazem o Brejo continuar sempre vivo!

3 comentários:

Anônimo disse...

mais um meme, eu que comecei! ^^ duas coisas que eu odeio e uma que eu adoro!
http://hipermoderna.net/vou-inventar-um-meme

beijocas!

Arne Balbinotti disse...

Dessa eu não sabia Cíntia. Pensava que a Wikkipedia era como uma grande enciclopédia, que pena isso né. Mesmo assim você está certissima de procurar cuidadosamente sobre as informações postadas. Confiança acima de tudo. Bjs e nos vemos no decorrer. Seja sempre, basicamente básica.

Ana Paula disse...

Digo e repito! Brejo também é cultura! Beijo, querida.