Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2008

A Internet

Read this post in English
A internet que conhecemos não nasceu assim, como é hoje. Ela surgiu, em 1969, com o nome de ARPANET, na época da guerra fria, onde os Estados Unidos e a antiga União Soviética "pisavam em ovos". Os Estados Unidos queria um sistema de comunicação entre bases militares, com a segurança de serem preservados mesmo frente a um ataque nuclear, coisa que o Departamento de Defesa, através da ARPA (Advanced Research Projects Agency), tratou de providenciar rapidinho. O sucesso foi tanto que (para encurtar a história), em 1982, a ARPAnet juntou-se à MILnet (rede militar), à NFSnet (rede científica da National Science Foundation), e a redes baseadas em BBS (como a BITNET - Because It's Time Network) de modo a trocar informação. A Internet nasceu desta consolidação de redes, ou seja, em meados dos anos 80.

Então, houve um hipercrescimento na internet, com o aparecimento de fornecedores comerciais de acessos à Internet, etc, etc.

A internet hoje é o resultado de um crescimento desenfreado de interesses comerciais que foi se extendendo ao mundo inteiro (com rara excessões, claro) e tornou-se, além de um sistema econômico, um sistema de comunicação das massas.

Sim, estou resumindo bastante todo o processo e também a definição da internet. Mas, o que importa aqui e entendermos que o que temos hoje é resultado de um caminho que foi percorrido em busca de diversos interesses que foram se adaptando às necessidades do sistema econômico, cultural, social e científico da população mundial.

No Brasil, a internet chegou em 1991 com a RNP(Rede Nacional de Pesquisa), uma operação acadêmica ao MCT(Ministério de Ciência e Tecnologia). Em 1995, ALEKSANDAR MANDIC criou um dos primeiros provedores de acesso à internet no Brasil, o Mandic. Segundo ele (que também é dono do IG) quando liberaram o uso comercial da Internet ele era o único provedor disponível. "Tudo começou com uma linha de telefone, um computador e um modem instalados no quarto de hóspede da minha casa", conta. Muitos concorrentes começaram a aparecer mas pouquíssimos conseguiram sobreviver.

Enfim, quer estiver interessado em saber mais sobre isso, basta procurar pela net que está 'lotada' de informações. Minha dica (como sempre) é: cuidado com as fontes de pesquisa. Não se pode confiar em tudo o que se lê por aí. Assim, indico um que gostei, além de ter uma lista enorme de fontes de pesquisa: Portal Gênio da Lâmpada.com.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi,Cintia!E u já tinha lido algo a respeito,mas nada tão específico sobre como exatamente surgiu a Internet!Muito bom!Assim como o novo layout!Abraços lamacentos!

Anônimo disse...

oi eu sempre visito do seu blog, e gostaria de saber se não deseja fazer parceria com o meu, espero sua resposta

abraços