Páginas

domingo, 20 de abril de 2008

No meio do caminho tinha uma pedra

Read this post in English

No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida
de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra

Carlos Drummond de Andrade


Às vezes acordo com a sensação de ter uma pedra no caminho,
e me sinto como as formigas
que não entendem a estratégia de circundar a pedra e continuar o caminho.
Eu poderia chutá-la também, quem sabe?
Mas nunca consigo dimensionar a tal pedra.
Ora parece enorme, ora pequenina,
mas ela está lá, definitivamente.
Então, todo o meu corpo parece curvar-se,como um ponto de interrogação,
como se Atlas estivesse ao meu lado, zombando-me.

Todo o caminho torma-se pedregoso,
já não é mais apenas uma pedra,
são milhões de pedrinhas,
de todos os tamanhos.
Sob meus pés posso sentir cada saliência e me sinto cansada,
pelo caminho difícil,
pelas pedras que teimam em surgir,
pelo chão que me tira do centro, me tira o equilíbrio.

Espero então o dia acabar.
Amanhã, com sorte, as pedras terão virado pó!
E meus pés poderão descansar,
e entre meus dedos cada partícula diminuta deslizará suavemente num afago inusitado. Amanhã, quem sabe?

3 comentários:

Tobias Molina disse...

Como disse minha mae a mim um dia:

Pedras no caminho, recolho todas, um dia vou construir um castelo.

Cintia disse...

Isso é realmente lindo! Não me lembrava mais disso, obrigada por me lembrar!

Anônimo disse...

letra é linda!alguém já me disse...algo sobre as pedras..