Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Por que Napoleão perdeu a guerra?

Read this post in English

Hoje é dia 18 de Junho, aniversário da Batalha de Waterloo, na qual Napoleão (grande imperador da França) é derrotado definitivamente pelos países aliados (para o Duque de Wellington, da Inglaterra). O motivo? Bem, temos duas opções e você escolhe a que lhe apetecer:
  1. ele perdeu a guerra devido às chuvas que impossibilitaram de movimentar os seus pesados canhões;
  2. devido à "trombose hemorroidária" Napoleão ficou impedido de montar em seu cavalo. Por isso ele teria ficado em posição genupeitoral* por horas, perdendo um período de tempo precioso para realizar sua estratégia militar e tornando essa posição conhecida como "a posição em que Napoleão perdeu a guerra".


*posição de genuflexão peitoral, ou seja, posição em que a pessoa se apóia nos joelhos e no tórax, também chamada de posição de "prece maometana".

Bem, eu acho a segunda opção muito mais interessante. Se você parar pra pensar que uma batalha naquelas proporções foi perdida porque o cara estava com uma crise de hemorróidas e não podia montar em seu cavalo, fica muito mais pitoresco. Além disso, você sabe por que ele ficava sempre com aquela mãozinha na barriga? Porque ele tinha úlcera duodenal e por isso tinha fortes dores de estômago. Parecia graça, né? Mas ele estava mesmo é com dor, coitado. Quanto à posição em que ele (supostamente) ficou, para alívio das "partes baixais", tenho minhas dúvidas. Conheço pessoas que sofrem do mesmo mal e, no entanto, nunca soube que elas ficaram por horas nesta posição. Pra falar a verdade, não me parece uma posição confortável, com tudo ali doendo... parace mais uma boa posição para o exame proctológico (sabe, né? os "toques", olhares e apalpadas necessárias para o médico ver como andam as coisas na região em que o sol não bate). Eita, coisa desagradável, heim? Enfim, hoje faz 192 anos que a Inglaterra saiu vitoriosa graças à hemorróida do Imperador Napoleão Bonaparte. E, me desculpem os ingleses mas, deve ser estranho pensar que, graças a uma hemorróida do inimigo, seu país venceu a batalha... bem estranho.

5 comentários:

Arne Balbinotti disse...

Pois é minha amiga, nem eu sabia que hoje comemorava tal data. E como informação nunca é demais (que no caso do teu texto quase deu pra sentir a hemorroida do Napinho), essa vai para o meu arquivo mental básico. E será acessada todo vez que eu ouvir falar em Emo, quero dizer Hemorroida... abraços e nos vemos no decorrer. Seja sempre basicamente básica e sem toques.

DM disse...

Oi Cíntia, vim visitar o seu brejo, bem legal .... Ando tão na corrida, que mal posso visitar como queria nossos leitores !!!

Quanto a Napoleão, adorei o texto, tenho um primo chiquérrimo que estudou e sabe de tudo sobre o cara ... Agora perder uma guerra, por causa de hemorróidas, sei não .... Será que não foi o implacável inverno ???? Todos perdem a guerra no Inverno russo, vide os alemães na 2a Guerra !!!

De qualquer forma adorei seu brejo, te visitarei mais vezez e obrigada pelo comentário, lá nas vacas !!!!


Beijos

Ana Paula disse...

Ai, jura? "Posição que Napoleão perdeu a guerra" não era modo de dizer? Hahahahaha! Brejo também é cultura!

Sei que havia prometido passar com mais calma, mas fiquei uns dias fora do ar... Vou botar um link pro seu blog lá no nosso!

Beijão!

Ricardo Dantas disse...

essa posição de prece maometana é característica de pancreatite aguda, o que pode ter acometido Napoleão e talvez não tenha sido diagnosticada na época ou distorcida ao longo dos anos.

Unknown disse...

Bem ,através de perguntas sobre o assunto,chegou aos meus ouvidos de que ele teria avançado sua infantaria à frente de seus canhões. este, pelo seu peso e devido as chuvas não tinham como se movimentar,e,assim sendo o próprio disparou contra sua trópa.