Páginas

domingo, 6 de maio de 2007

O laço da dependência

Tenho percebido em mim uma dependência por visitas e comentários e não estou gostando disso. Esse negócio de postar por postar, sem se importar se alguém vai ler ou não se aplica a mim. Definitivamente, faz diferença, embora eu preferisse ser super independente e auto-confiante e não precisar disso.

Quando escrevo algo, escrevo para mim "E" para as pessoas que passarem por aqui. Embora raro, se escrevo algo que no segundo seguinte acho que pode ser mal interpretado, volto e edito. Normalmente não faço isso e me fio na idéia de que a espontaneidade é a alma do negócio. Mas, quando algo apita na minha cabeça e me fazer prestar mais atenção, vejo que tenho consciência de que escrevo para um blog público. Isso é depender da opinião alheia? Não sei, acho que não. Talvez seja apenas uma "espontaneidade vigiada", assim, de longinho.

A sensação de ter sido laçada pela dependência dessa atenção me faz pensar na tal solidão, aquela que nos impõe uma busca constante de reconhecimento. Quando inscrevi a mim e ao Brejo no MyBlogLog, descrevi-me como "uma pessoa como outra qualquer que escreve um pouco de vez em quando e luta entre a vontade de mostrar pra todo mundo e o acanhamento de saber que todos estã lendo." Acho que é isso mesmo.

Em outros momentos sinto-me perdoada. Por anos eu estive presa em uma concha onde nada entrava ou saía, nunca. Finalmente posso liberar emoções e opiniões e, de quebra, ganho "breves e preciosas palavras".

Entro no Brejo várias e várias vezes ao dia. Procuro comentários, verifico o contador, dou uma olhada no "sitemeter" e me divirto vendo as origens da visitas. Fico pensando na vida daquela pessoa, lá de Belém, que visitou o Brejo no meio da madrugada por alguns minutos, e se foi, sem deixar nem uma palavra.

...

Estou divagando... creio que meus pensamentos se confundiram pelo caminho, embaralhando-se com outros pensamentos... tenho tantos e tantos! Preciso voltar a falar sobre isso, mas em outro momento.

Apesar dessas considerações um tanto confusas, tenho hoje motivos para estar muito satisfeita. Ganhei um troféu, um selo e um outro selo (veja lá no "O Brejo na net") , elogios e reconhecimento. Ora, estou feliz sim. Tem ares de recomeço! :)

3 comentários:

dän disse...

sabe oq é bom tambem? a comunidade do blogspot no orkut.. minhas visitas aumentaram mto! desculpa o sumiço viu ci.. acho q hj deu para vc entender um pco pq sumi ne... to dodói e CHATA. E sinto sono, mto sono! aí tento dormir e acordo de madrugada (tipo hj) meio agitada, querendo escrever sobre tudo! hahahaha... bom... deixa eu ler e comentar os posts q ainda nao vi.

esquizofrênica; disse...

Eu também dependia muito disso.
Mas então deletei meu outro blog, refiz esse e agora escrevo para mim mesmo.
Mas mesmo assim, fico divulgando por aí.
Nosso ego acaba pedindo elogios, não é mesmo?

Gostei dos seus textos, vc escreve bem ^^
Idéias sensatas e criativas...
Parabéns...

Paulo Fernando disse...

Antigamente eu sofria desta tal dependência. Às vezes, achava que os meus textos não eram suficientemente bons para serem "comentáveis". Percebi que isso não serve de nada.

rsrs
hoje eu escrevo para não enlouquecer.

Bjos, minha cara! Adorei o seu espaço, de verdade!