Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2007

Cegos, Surdos, Mudos mas Sábios

Há muito tempo fiz uma pesquisa sobre os "Três macacos Sábios" e acabei deixando para um outro momento. Pois bem, o momento chegou. A sabedoria necessária e "sugerida" por eles é muito, muito difícil. Vale a pena conhecer de onde eles surgiram e o realmente representam.

Seus nomes são 'kikazaru' (o que tapa os ouvidos), 'mizaru' (o que cobre os olhos), e 'iwazaru' (o que tapa a boca), que é traduzido como 'não ouça o mal', 'não veja o mal' e 'não fale o mal'. Sua origem é baseada em um trocadilho japonês pois, a palavra 'saru', em japonês, significa 'macaco' e tem o mesmo som da terminação verbal 'zaru'.

KIKAZARU
MIZARU
IWAZARU
SARU

Entendeu? O som das palavras é semelhante e faz referência a um provérbio japonês (kotowaza) que descreve a atitude de alguém que não deseja se envolver em complicações.

No Japão, numa cidade chamada Nikko, existem muitos santuários (a cidade é conhecida por isso, inclusive) e, no Santuário Toshogu há imponentes portais e belas construções. Lá, estão os três macaquinhos em madeira. Eles ilustram a porta do Estábulo Sagrado, um templo do século 17.

O folclore japonês diz que, no Século VIII D.C. , um monge budista da China introduziu os três sábios macaquinhos no Japão. Acredita-se que as poses dos macaquinhos eram a representação de um comando de uma divindade (Vajra) para 'ver nenhum mal, ouvir nenhum mal, falar nenhum mal.' " Essas informações, porém, não podem ser confirmadas" segundo o professor Dr. Ricardo Mário Gonçalves, da cadeira de História do Oriente da USP.

Fontes: Portal das Curiosidades / Curio's Bilingual Fotolog / Nippo-Brasil / Viajar na Viagem / ThothWeb
____________________________________________

EU OUÇO, EU VEJO E EU FALO!

E é aí que eu me pego tão pouco sábia! Não consigo deixar de ouvir, nem tampouco deixar de ver! E, como uma avalanche, as palavras saem, aos borbotões ou não. E, infelizmente, não sou a única a pagar por isso. Eu sinto que as pessoas que amo não merecem isso pois, a decisão é minha, apenas minha... quando falo, penso no que pode acontecer com minhas palavras mas não tenho olhado além do meu prórpio umbigo e as pessoas que me rodeiam podem acabar sentindo os respingos das consequências disso. Preciso pensar nisso, muito. Preciso pesar melhor as minhas palavras pois, meu cérebro não pára, minha consciência não dorme, meu coração não se resigna a calar-se diante de certas coisas. Me sinto com uma obrigação moral para com pessoas que cruzam meu caminho! Parece piegas? Pode ser, mas é como me sinto!
As coisas acontecem ao meu redor e eu não consigo simplesmente não ver, não ouvir e não falar!
________________
CEGO, SURDO, MUDO E PRESO NUM ESPELHO

Em 1975 foi lançado o filme Tommy, um filme musical baseado na ópera-rock lançada em 1969 pelo The Who (pra quem não conhece mas gosta do seriado CSI, qualquer deles, as músicas da apresentação são do The Who). A história do filme é sobre o garoto Tommy Walker que, após ver, através de um espelho, sua mãe e seu padastro matarem seu pai, é instruído (leia-se coagido) pelo casal (numa cena chocante) a acreditar que não tinha visto nada, não tinha ouvido nada e que nunca falaria daquilo a ninguém.

Em consequência, fica cego, surdo e mudo. Tommy cresce alheio a tudo e isolado num mundo onde seus sentimentos são tudo o que ele tem. Ele se torna campeão de pinball na adolescência e se torna um líder da juventude quando quebra o espelho e recupera todos os seus sentidos perdidos. Torna-se então o líder de uma legião de jovens que vêem Tommy como um novo messias. Com o tempo eles percebem que ele não é nenhum messias, se revoltam contra Tommy e o abandonam.
Pete Townshend, um dos maiores guitarristas da história do rock e integrante do The Who, embora tenha tido a colaboração dos outros integrantes da banda foi quem realmente criou a ópera. Segundo ele, Tommy é "sobre a vida". No tema central ele brinca entre o ser real e o imaginário. Isto é expresso através de Tommy (o ser real) e seu reflexo (o ser imaginário).
Fontes: T - O - M - M - Y

Um comentário:

dän disse...

ciii... valeu, eu nao sabia quem era o autor, MUITO OBRIGADA! :) e este post ficou otimo, eu sou à favor da greve, super a favor... só nao sou a favor do vandalismo.