Páginas

sábado, 14 de abril de 2007

O Pum da Vaca

Essa história de aquecimento global está super em voga hoje em dia. Em teoria, o homem é o grande vilão. Porém, a ONU (tem no Brasil também) emitiu um relatório para a Organização de Alimentação e Agricultura (FAO - Food and Agriculture Organization), afirmando que a pecuária contribui mais para o efeito estufa que os automóveis. (!!!)

Bem, pra quem não leu nada a respeito e está por fora, vou explicar: O mais recente vilão é o 'Pum da Vaca'. Sim, isso mesmo! O sistema digestivo dos ruminantes (as pobres vaquinhas) produz uma quantidades considerável de gás metano (CH4) que, sendo liberado na atmosfera (e vocês sabem como), é responsável por um aquecimento global 23 vezes maior que o CO2 (dos escapamentos dos carros, lembra?).
Segundo o tal relatório, os ruminantes produzem ainda o potentíssimo gás de óxido nitroso (N2O), que tem um poder aquecedor 296 vezes maior que o CO2. (Este gás merece um adendo aqui: é o famoso" gás do riso" ou hilariante... dá pra imaginar como deve ser "alegre" o ambiente do curral, heim?)

E tem mais! Os ruminantes são acusados também de causarem chuva ácida por serem responsáveis por 64% da emissão global de amônia. \o/
Bem, recapitulando, temos:

  • o esterco da vaca (vulgo cocô de vaca),
  • a flatulência dos ruminantes (o pum da vaca),
  • o desmatamento causado para criar os pastos para as vacas,
  • a energia usada nas fazendas que vivem da pecuária.
    Resultado: temos aí 18% dos gases do efeito estufa.

"A grande sombra da pecuária", foi o título do relatório produzido por Henning Steinfeld que já prevê uma alta na produção global de carne e leite.

Nota¹: O relatório não faz referências sobre o poder odorífico do gás (vulgo, cheiro de pum).

Nota²: Nem sequer faz uma análise comparativa dos gases dos ruminantes com os nossos(humanos).

Nota³: Não havendo a opção de usar a estratégia mais óbvia (a rolha), resta uma revisão na dieta das coitadas.

3 comentários:

dän disse...

NAO TO ACREDITANDO.. vc é minha vizinha??? hahahahahahaha.. fala sério ci.. q coincidencia! putzzzzzzz...

Beaman disse...

Thank you for reading my poem. :)

The image of a cow is perfectly OK in England. I notice you have both flags now. Just remember the cow on the left sounds(moos) nicer. ;)

@David_Nobrega disse...

Agora entendo os vegetarianos...