Páginas

domingo, 17 de setembro de 2006

Por que "brejo"?

Brejo: s. m. 1. Terra em que só nascem urzes. 2. Terreno alagadiço ou pantanoso.

Urze: s. f. Bot. Cada uma das diversas plantas das família da Ericáceas.

Ericáceas: s. f. pl. Bot. Família de plantas arbustivas, com folhas simples, coriáceas, sem estípulas, flores hermafroditas, coloridas e frutos capsulares. S. f. Espécime das Ericáceas.

Alagadiço: adj. 1. Sujeito a ser alagado. 2. Encharcado, pantanoso. S. m. Terreno alagadiço.

Pântano: s. m. Porção de terreno, junto às margens dos pequenos e grandes cursos d' água, coberto de vegetação e uma delgada camada de águas paradas; atoleiro, lodaçal.

Fonte : Dicionário Michaelis



Juntando tudo, misturando bem, passando na peneira, o que temos?
Água parada, arbustos, plantas coloridas com frutos, próximos a grandes ou pequenos cursos de água.
Nada de podre, nada de obscuro, nada de feio - isso é uma idéia equivocada que tornou-se a mais divulgada.Mas os brejos tem vida: tem plantas, animais e cores. Apenas funciona em um ritmo diferente, é mais lento (ou parado).

Todos nós temos coisas que estão "paradas", estagnadas, precisando de uma boa remexida, de um bom movimento. Coisas que preferimos não encarar e deixamos lá, quietinho, escondidinho.
E eu te pergunto: Por que? Pra que deixar lá se faz parte de nós e PRECISA ser movimentado, sair do lugar, ser resolvido, encarado, assumido, definido ou, quem sabe, liquidado?

Se são matérias repugnantes ou não, é de cada um. Mas acho que tem de tudo lá, misturado. O que acaba acontecendo é que as coisas não muito "brilhantes" acabam por "atolar" o que seria realmente brilhante se saísse de lá.

Enfim... (as "matérias repugnates" eu explico melhor num outro dia - porque estes, tem também seu objetivo aqui), considerando que muita roupa será lavada aqui, não aconselho a visita, nem sequer periódica, para quem não estiver pretendendo lidar com seu próprio brejo pois, enquanto falo do meu... você estará pensando no seu.

Nenhum comentário: