Páginas

sábado, 9 de setembro de 2006

O Bocejo

Ontem eu e meu filho começamos a nos perguntar por que raios a gente boceja... tá, porque estamos com sono mas, o que é o bocejo? O que ele tem a ver com o sono?
Honestamente, o fato de o bocejo ser contagioso, não me preocupa nem acho tão intrigante assim. É muito fácil encontrarmos outros exemplos semelhantes.
Por exempo: comece a falar de pulgas com alguém. Tipo, diga que encontrou umas cinco pulgas subindo na sua perna (e dê umas coçadinhas pra dar veracidade). É batata: a pessoa começa a se coçar também!

Voltando ao assunto em questão: o bocejo, a existência do bocejo.
Fiz uma rápida pesquisa pela net e encontrei, de uma forma geral, duas explicações (que acredito serem independentes entre si):
  1. O bocejo serve para aumentar a entrada de ar no organismo (ou para nos livramos do excesso de dióxido de carbono do nosso sistema). - esta é a mais divulgada.
  2. Bocejar é uma forma de ativar o cérebro e evitar o sono. Ao bocejar, o segundo e o terceiro ramo do nervo trigêmeo (um dos nervos da face) são ativados, estimulando o cérebro. - esta eu nunca tinha ouvido falar antes.

Não posso acreditar em uma só das explicações pois, se fôsse apenas pra "inspirar mais profundamente", não sentiríamos aquela necessidade de abrir muuuito a boca, como se estivéssemos "alongando" toda a musculatura bucal! :)

Da mesma forma, se a teoria do trigêmio fosse correta sozinha, não inspiraríamos aquele montão de ar junto com a abertura exagerada da boca. :P

Conclusão: não cheguei a uma conclusão exata pois não obtive uma informação completa.

Se alguém achar uma explicação melhor, mande aqui pra nós!

Beijão!

Nenhum comentário: