Páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Cultura na Net

Read this post in English
(Este tópico foi editado no dia 13/09/08)
Vejo o Brasil de hoje como uma nação culturalmente debilitada. Mas acredito que grande parte da população (INculta) necessite apenas de uma direção, uma orientação, um acesso à cultura. Essa meninada que MORA no orkut ou no msn e que está acostumada a usar um vocabulário que poderíamos definir como TRISTE talvez não tenha tido (em nenhum tempo) uma orientação adequada a fim de conhecer os prazeres de uma boa leitura. Pessoalmente acredito que não há prazer igual a ler um livro sentado confortavelmente e longe de tudo. Pode ser embaixo de uma árvore, num parque, no seu quarto, no banheiro, onde você preferir. Mas o prazer de abrir um livro e começar a ler as palavras escritas por alguém que decidiu nos brindar com seu tempo e seu talento é realmente mágico.

Apesar do papel ser mais atrativo para muitos, temos que reconhecer que a internet não é só o berço da deseducação. Resolvi então começar uma campanha em prol da "Cultura na Net".

A ignorância, a falta de conhecimento, não é culpa ou demérito de ninguém. (Sim, há quem não queira mais conhecimento - mas não trataremos disso aqui. Vamos falar de quem ainda não teve oportunidades mas tem interesse de tornar-se uma pessoa melhor.) Se cada pessoa que resolver aderir à campanha indicar um site onde as pessoas possam adquirir mais conhecimento e/ou cultura, poderemos obter uma relação de sites realmente interessante. Pode ser qualquer tipo de arte: literatura, fotografia, cinema, vídeo, etc.

Começo então com o PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO.

"O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral."

Domínio público, no Direito da Propriedade Intelectual, é o conjunto de bens culturais, de tecnologia ou de informação - livros, artigos, obras musicais, invenções e outros - cujos direitos econômicos não são de exclusividade de nenhum indivíduo ou entidade. Tais bens são de livre uso de todos, eis que integrando a herança cultural da humanidade. Bens integrantes do domínio público podem ser objeto, porém, de direitos morais, cabendo sempre citar-lhe a autoria e a fonte. Leia mais.

Hoje o Portal conta com um acervo de mais de 80.000 obras. Teve 766.948 visitas apenas em agosto de 2008. Há boatos correndo por aí de que o site estaria prestes a fechar por falta de acessos. Estou aqui então tentando desfazer o mal-entendido. A própria direção do portal desmente o boato dizendo que o número de acessos cresce a cada mês. Ainda assim, muita gente ainda não conhece o Portal Domínio Público.

Para dar um "gostinho" vou listar aqui algumas das obras mais acessadas (não são só livros, tem também imagem, som e textos):

A Adoração dos MagosA Adoração dos Magos - Leonardo da Vinci - jpg (imagem) - 92.409 acessos

Hino Nacional Brasileiro - Coral - mp3 (música) - 160.272 acessos

A Divina Comédia - Dante Alighieri - pdf (texto)- 552.269 acessos

Poemas de Fernando Pessoa - Fernando Pessoa - pdf (texto)- 185.710 acessos

Do Sonho aos Ares (Santos Dumont) - mpg (vídeo) - 56.508 acessos

Divirtam-se! Vamos fazer algo pela Cultura na Net!


Nenhum comentário: