Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2007

Namorar ou Ficar?

na.mo.rar
v. 1. Tr. dir. Esforçar-se para conseguir o amor de; cortejar, galantear. 2. Tr. dir. Atrair, cativar, inspirar amor a, seduzir. 3. Intr. Andar em galanteios. 4. Pron.Tornar-se enamorado; afeiçoar-se, apaixonar-se. 5. Pron. Agradar-se, ficar encantado. 6. Tr. dir. Desejar possuir; cobiçar. 7. Tr. dir. Fitar (alguma coisa) com afeto e insistência. 8. Tr. dir. Gír. Procurar conquistar; paquerar.
Parece que os dicionários precisam ser atualizados. Não acho que o significado ainda seja este, hoje em dia.

Transcrevo aqui um diálogo super atual, entre um adulto (que é da época da "paquera" e um adolescente):
- E aí, vocês "tão" namorando?
- Ah, nem. "Tamo ficando só.
- Hum, mas vocês tem ficado praticamente todo dia, né?
- É, quase todo dia.
- E você vai encontrar com ela na porta da escola?
- É, quando dá eu vou sim.
- E enquanto vocês estão ficando, não ficam com mais ninguém?
- Não, não. A gente é fiel.
- E não é namoro?
- Não, a gente só tá ficando.
- Mas parece que vocês não se desgrudam...
- Ah, é. Acho que "vô" pedir ela em namoro.
Ok, atualmente, o termo namorar quer dizer ficar junto, exatamente como ficam os que estão ficando mas com a seguinte diferença: antes era ficante e agora é namorado. Tá, provavelmente agora entra o lance do menino ir na casa da menina, os pais ficam sabendo, uns e outros começam a usar aliança de compromisso (uau!), e passam a "comemorar" a data do início, todo santo mês! De resto, é a mesma coisa. O mais engraçado é que, à medida em que o adolescente criou uma etapa intermediária - um "período de experiência", por assim dizer - os jovens aboliram a etapa do noivado (que era um outro tipo de "período de experiência"). É como dizem: é melhor experimentar antes pra ver se é bom. Se for do agrado, ótimo. Senão, parte pra outra.
Enfim, aos namorados, namoradas e ficantes, vai aqui um conselho "de grátis" de alguém que já ficou (mas tinha outro nome), namorou, casou e divorciou (é, não noivei): estar com alguém é muito bom, se a pessoa realmente é importante pra você. Mas não se iluda, sempre será difícil, seja namoro, seja casamento, é um aprendizado diário, um crescimento doloroso às vezes e uma constante batalha por um equilíbrio em que um respeite o outro, sem, no entanto, se anular. Mesmo que vocês fiquem por um bom tempo antes de namorar, verão que é muito diferente e que, o período de experiência pode não ter sido suficiente pra vocês se conhecerem. É como no casamento, mesmo depois de anos de namoro, onde você descobre que o seu marido é um "clone" do seu namorado que tomou o lugar dele sem ninguém perceber. Só que esse clone, vem sempre com defeito de fábrica, com características com as quais você nunca teve que conviver antes, enquanto namorava. Assim, estejam sempre preparados para viver cada fase como uma experiência única, e não como uma fase preparatória para a que está por vir.
Apesar de tudo isso, namorar é muito bom, principalmente a parte dos beijos e dos momentos roubados. Curtam muito! Experimentem bastante! Saibam respeitar as diferenças, sempre! Mantenham sua essência, apesar de tudo! E sejam felizes! :)

Nenhum comentário: