Páginas

sábado, 10 de março de 2007

Boatos e Fofocas

Fiz uma pesquisa no dicionário e acabei descobrindo um zilhão de palavras relacionadas a boatos e fofocas. Na verdade, nunca parei pra pensar na diferença entre os dois. Mas vamos lá, o assunto é muito rico:

  • bo.a.to: s. m. 1. Notícia anônima, sem confirmação, que corre publicamente. 2. Balela.
  • fo.fo.ca: s. f. Pop. Enredo, fuxico, mexerico.
rumor toada espalhar diz-que-diz-que versão zumzum roleta voz boateiro ruído fofoca potoca mentira patranha peta ilusão fábula ficção mexerico intriga balela fuxico bisbilhotice boato enredo ti-ti-ti notícia potoqueiro de boca em boca

É impressionante o poder que o boato exerce nas pessoas. Falar dos outros, de fatos que aconteceram com outras pessoas, opinar a respeito. O boato faz parte de nossas vidas, mais do que a gente imagina. Faz parte até da história. Se for repitido e repetido, vira uma verdade que ninguém mais discute. E o boate corre o mundo, de boca em boca a uma velocidade incrível.

O problema é quando o boato deixa de ser notícia, se transforma, e prejudica pessoas em suas vidas pessoais e/ou profissionais. Não existe um ditado que diz que "quem conta um conto aumenta um ponto"? Pois é. Aí, o boato vira fofoca, a "prima feia" da notícia.

Saber em quem confiar na hora de abrir o coração é muito difícil mas importante. Aquela "melhor amiga" pode se revelar uma "expert" em fofoca. Quantas vezes nós contamos algo pessoal e particular àquela amiga que consideramos tanto? E, de repente, aquele "algo" está na boca do povo, correndo entre a torcida do flamengo e, com um detalhe: aumentado, transformado, cheio de detalhes e efeitos especiais!

... a dor se divide entre a decepção por ter confiado na pessoa errada e o incômodo de saber que muita gente está comentando algo de você que não é verdade ou, não é a verdade inteira.

O que fazer nesse caso? Nada! Simplesmente nada! A amiga que não é amiga vai tomar seu posto merecido de "não-amiga". O boato e a fofoca vão acabar perdendo força. A vida continua e, se vivermos de modo a não dar a ninguém algum tipo de comprovação do que está sendo falado, isso tudo acaba em nada. Aprendemos a escolher melhor nossos confidentes e seguimos em frente.

É isso. Uma das tantas "lambadas" que nos ajudam a crescer e amadurecer. Dói, mas pode ser encarado como aprendizado sim.

Nenhum comentário: